Cel 21 96992-8551 - Tel: Barra 21 3489-8966 ou 3444-5961 e Botafogo 21 2537-4968 |oliveiraalves.bruno@gmail.com
Consulta Médica 2018-11-19T10:22:38+00:00

Consulta Médica

As pessoas procuram os médicos por motivos diversos. O acompanhamento de doenças já estabelecidas é o motivo mais comum. No entanto, cada vez mais pessoas solicitam orientação médica para manter boa saúde. Nesta perspectiva,aconselhamentos sobre nutrição, estabelecimento de programas de exercícios e outras medidas para prevenção de doenças fazem parte do dia a dia do médico de consultório.

Durante a consulta, o médico coleta dados sobre a saúde, constrói uma relação interpessoal e educa o cliente sobre sua condição.

• A coleta de dados ocorre durante a entrevista e o exame físico iniciais. Exames complementares realizados anteriormente e o eletrocardiograma realizado no consultório também trazem informações muito valiosas para a compreensão do estado de saúde atual do paciente.
  • Uma relação interpessoal se constrói através de comunicação verbal e não verbal. O médico deve manifestar empatia, intenção de parceria, apoio e disponibilidade. Estas características não são menos importantes que o conteúdo técnico para o sucesso do cuidado no processo saúde/doença.
  • Educar o paciente sobre sua condição é de importância fundamental. Cabe ao médico explicar a natureza do problema, os riscos envolvidos, a importância e a lógica por trás das condutas diagnósticas e terapêuticas além de responder as dúvidas espontâneas com paciência e assertividade.

Estas medidas em conjunto fortalecem o processo, aumentando a adesão aos cuidados gerais, procedimentos diagnósticos e medidas terapêuticas.