Como lidar com a pressão alta no dia a dia?

pressao_alta

A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é uma doença crônica, ou seja: a partir do seu surgimento é provável que acompanhe o indivíduo pelo resto de sua vida. No entanto, isso não significa ausência de bem-estar, pois é totalmente possível controlar a hipertensão e conviver com ela de forma tranquila no dia a dia.

Sua principal característica é um padrão dos níveis da pressão que o sangue faz nas artérias igual ou acima de 140/90 mmHg (ou 14 por 9), fazendo com que o esforço do coração para distribuir o sangue pelo corpo seja maior, o que pode gerar outros problemas como acidente vascular encefálico, insuficiência cardíaca e  infarto

O que causa a pressão alta?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, cerca de metade dos indivíduos hipertensos desconhece ser portador da doença, e grande parte disso se deve ao mau hábito de não fazer consultas de rotina e procurar o médico apenas quando apresenta algum problema “visível” ou pontual.

Em geral, a pressão alta é resultado de um conjunto de fatores. Um dos principais é a hereditariedade. Além disso, a doença se torna mais frequente com o envelhecimento e com a existência de outros problemas de saúde.

Consumo de álcool e tabaco; alimentação pouco saudável (frituras, gorduras e preparações ricas em sal) e sedentarismo são hábitos que contribuem para o desenvolvimento da doença.

Os sintomas mais comuns são dores de cabeça e na nuca, dor no peito, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão turva e até sangramento nasal. Porém, geralmente, eles só se manifestam nos momentos de pico, por isso a hipertensão arterial é considerada uma doença silenciosa.

Como viver bem com a hipertensão?

A qualidade de vida de pessoas hipertensas depende muito do cuidado diário com alimentação, hábitos saudáveis e uso correto da medicação contínua, quando for o caso. É importante também cuidar da saúde mental pois circunstâncias que geram impacto emocional como ansiedade, medo, perda de entes queridos e preocupações excessivas podem elevar os índices da pressão arterial.

Por isso, para conviver bem com ela no dia a dia é importante:

Beber muita água: cerca de 60% do nosso corpo é composto por água, o que faz dela um item essencial para uma vida saudável.

Reduzir o consumo de sódio: seu excesso aumenta a retenção de líquidos.

Priorizar o consumo de vegetais: quanto mais naturais forem os alimentos, maiores os benefícios para o organismo.

Praticar atividade física: além de regular o funcionamento do corpo, os exercícios também promovem a sensação de bem-estar.

Vá ao médico regularmente: a análise clínica e realização de exames de rotina é a melhor forma de identificar precocemente qualquer problema de saúde. Escolha um profissional de sua confiança e siga as orientações dele.