Doenças das Valvas

As valvas têm a finalidade de garantir que o sangue flua apenas em uma direção. Elas se abrem nos momentos apropriados para permitir o fluxo do sangue para frente e, em seguida, fecham para evitar o refluxo do sangue no coração. No entanto, existem algumas doenças das valvas que podem impedir o seu funcionamento, como por exemplo:

valvas

Doença Valvular Cardíaca

É quando pelo menos uma das válvulas que mantêm o fluxo de sangue não funciona corretamente. Neste caso, uma opção de tratamento é a cirurgia para reparar ou substituir a válvula cardíaca doente.

Doença da Válvula Aórtica

Neste caso pode ocorrer uma estenose (quando a abertura da válvula se estreita e ela não consegue abrir corretamente) ou uma insuficiência (quando a válvula não fecha corretamente e provoca um refluxo de sangue no sentido contrário da aorta para o coração). Ela pode ser resultante de doenças existentes desde o nascimento, causada por infecções ou pelo envelhecimento.

Doença da Válvula Mitral

Pode ocorrer por estenose, insuficiência ou uma combinação das duas. A insuficiência mitral provoca um refluxo de sangue no sentido contrário do ventrículo esquerdo para a aurícula esquerda, com acúmulo de sangue nos pulmões.
Na estenose mitral, há uma obstrução do fluxo de sangue da aurícula esquerda e pulmões para o ventrículo esquerdo. Esta doença pode ser resultante de alguma anomalia anatômica de nascença, infecções, doenças do músculo cardíaco, infarto ou envelhecimento.

Doença da Válvula Tricúspide

Também se apresenta tanto como insuficiência quanto como estenose. Pode ser consequência de anomalias presentes desde o nascimento, infecções, problemas no músculo cardíaco ou outras doenças nas valvas cardíacas, em particular a válvula mitral.