Hipertensão e diabetes andam juntas?

hipertensao_rio_de_janeiro

A resposta à essa pergunta não pode ficar para depois: sim, as duas doenças andam juntas. Por isso, é preciso redobrar os cuidados diante dos perigos da hipertensão e diabetes e todo mal que essas duas podem causar à sua saúde.

Em pesquisa com dados de 2006 a 2019, o Ministério da Saúde apontou que 24,5% da população do país tem problemas relacionados à pressão alta, e pouco mais de 7% dos brasileiros sofrem com algum tipo de diabetes.

O mesmo estudo apontou ainda que a maioria das pessoas diabéticas é do sexo feminino, com idade acima dos 65 anos. Esse perfil de maior ocorrência também se aplica no caso da hipertensão, que chega a atingir 61% das mulheres na mesma faixa etária.

Podemos dizer que as duas doenças andam juntas pois uma pode desencadear a outra. Quem é hipertenso ou diabético deve adotar uma rotina de cuidados e observar, inclusive, fatores genéticos – se você possui parentes com as doenças.

O que une hipertensão e diabetes

Ao todo, existem três fatores de risco que podem unir esses males. Pode parecer óbvio, mas quem está longe de ser saudável e ter uma vida ativa sempre esbarra nos mesmos hábitos nocivos: sedentarismo, má alimentação e obesidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, é mais comum que os diabéticos se tornem hipertensos – especialmente os que sofrem do tipo 2. Pacientes com essa patologia têm maiores chances de desenvolver problemas renais, comprometendo a eliminação de substâncias pela urina, como o sal e a água.

Outro fator que precisa ser destacado é que os diabéticos apresentam uma oxidação dos vasos sanguíneos mais veloz que o normal e esse pode ser o start para o entupimento das artérias com gorduras e colesterol ruim, o que causa aumento da pressão com riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Vale lembrar que a pressão alta ainda pode desencadear problemas como alterações cardiovasculares, insuficiência renal, entre outros.

Hipertensão e diabetes não têm cura

Tanto a hipertensão como o diabetes são doenças crônicas, ou seja: que não têm cura; mas isso não significa que se você é hipertenso, diabético ou os dois precisa ter uma vida ruim.

Com os medicamentos corretos e adotando bons hábitos para manter seu organismo saudável, é possível levar um dia a dia normal e com as duas doenças sob controle.

Por isso, é necessário relembrar sempre: tenha uma alimentação saudável, pratique atividade física, mantenha o peso corporal sob controle, vá ao médico regularmente e siga as instruções dele.